quarta-feira, 26 de maio de 2010

Manuel de Bon Vivant

Não sou boa de dar conselhos; me preocupo quando as pessoas me procuram para isso e/ou dizem que eu sou a melhor para resolver algo pois tenho mais "pé no chão" ou "a cabeça no lugar". Eu já disse a minha mãe que sou insegura até para decidir com qual roupa devo sair de casa; ela, muito sábia (como só descobrirei ao longo da vida), respondeu que isso não é falta de segurança e sim o fato de ter uma quantidade vasta de opções, o que gera a dúvida; a resposta básica para isso tudo? "Não dê opções ao ser humano." Dúvida é diferente de insegurança.

Mas não vim falar de dúvidas, ser ou não ser e blablabla... Vim dar um conselho! Sim, eu disse antes que sou ruim para isso, que não acho certo quando dizem que eu sou a mais sensata para algo, que tenho dúvidas e inseguranças, mas acho que sou capaz de falar pelo menos algo que sinto que é certo.

Já viu em algum lugar "curta a vida porque a vida é curta"? Isso é verdade, e ao mesmo tempo não é. Depende muito também da fé de cada um; se você acredita que só tem essa única vida que está vivendo agora, corre!, tá fazendo o que parado na frente de uma tela lendo isso?! Vai conhecer o mundo, ajudar pessoas, dar boas risadas, descobrir coisas legais... Já se você acredita no "algo mais", fica aqui mais um pouquinho que pode ser útil (depois, não deixe de fazer tudo o que está acima, porque vale a pena!).

Meu primeiro conselho para "viver bem" é ter conhecimento. E este não precisa vir de livros, você não precisa passar a vida sentado na primeira fila no colégio, não precisa decorar datas e nomes completos de tudo. O conhecimento vem da própria vida; você só o adquire vivendo, intensamente. Corra riscos; muitas vezes você acerta, outras você erra, e nem por isso deixa de aprender.

Não tenha medo de se arrepender; seja por ter feito algo ou deixado de fazer. Acho que, de vez em quando, com o arrependimento nos tornamos mais humildes. E é bom arriscar, fazer o diferente; mas com isso pode vir aquela sensação de não ter feito o certo; well, buddy, at least you tried!

Apaixone-se! Por uma mesma pessoa vários dias de sua vida, ou por várias pessoas diferentes em um dia só. Mas não no sentido banal que todos conhecemos do ato de se apaixonar. E sim no sentido de descobrir algo desconhecido em cada um e se encantar com aquilo. Assim como podemos nos apaixonar por um bom livro ou filme, também podemos sentir o mesmo em relação a um parente distante ou um amigo antigo.

Tenha um objetivo; não é certo vir aqui só a passeio. Sempre admirei aqueles que, já com poucos anos de vida, sempre souberam o que queriam pro futuro. Não que a vida tem que ser totalmente planejada, organizada e tudo deve seguir daquela maneira. Mas é bom se ter alguma noção do que você quer para si próprio. O que vier no caminho é vantagem (ou não, mas de qualquer maneira conta, não deixa de entrar no diário!), pois o destino não é fixo.

Conheça pessoas e lugares. Onde vivemos atualmente, temos medo de tudo que nos cerca; e criamos armas e cercas. Não é certo se isolar do mundo e simplesmente ignorar os fatos. Todos se sentem ameaçados com tudo e não se permitem conhecer as coisas, acham que tudo já está tão acabado que não acreditam na existência da beleza. Isso não quer dizer que você tem que subir na favela e admirar a linda vista do topo do morro... Mas acredite que ainda vale a pena sair de casa.
O mundo tem pessoas e lugares maravilhosos demais para ser desperdiçados!

Divirta-se! O melhor da vida é viver e o importante é ser feliz!

Um comentário:

  1. Minina, vc tá melhorando muito nos seus textos!! E vc melhorou em 200% o meu dia. Parabéns!!

    bjinhus

    ResponderExcluir