quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Será tarde demais (?)

Férias sem viajar pra mim é sinônimo (também) de ver TV diariamente, independente do horário. Então há alguns dias tenho visto um mesmo vídeo que passa quase sempre na mesma hora, no canal Warner.
Vamos fazer o seguinte: eu falo sobre o vídeo, dou uns pitacos, deixo o vídeo aqui, quem quiser assiste e fala o que acha, ok?

Primeiramente, não lembro de ter visto outros vídeos sobre esse tema... provavelmente já passaram alguns, mas eu não lembro. Este surgiu por causa de uma convocação feita pelo programa Reclame (que passa no Multishow) às agências de propaganda, para se engajarem num movimento em defesa da vida e da Terra.
Então algumas agências aceitaram o "desafio", mas ainda falta muita divulgação para que a campanha tenha um bom alcance e gere resultados práticos.

Esse vídeo é da "ponto. decriação" com a "tribbo . post", a primeira vez que o vi não entendi sobre o que se tratava, até a última cena. Não tinha nenhum produto sendo anunciado, nenhum texto, nenhuma fala, e minha análise dos elementos não verbais não foi muito competente... Então apareceu o urso polar! Naquele pedaço minúsculo restante de gelo! E foi quando eu tive calafrios. Eu tinha percebido sobre o que se tratava afinal a "propaganda" e como ela era tão simples e forte!

Bom, a natureza é sábia e obviamente muitos vão conseguir se adaptar pra sobreviver a esse novo mundo que estamos "criando". Mas precisamos passar por tanto sofrimento?
Eu lembro muito das aulas de biologia, quando estudamos a evolução das espécies... as girafas nem sempre tiveram esse pescoço enorme, mas já não tinha mais como se alimentarem da vegetação mais rasteira e então foram se desenvolvendo pra conseguir alcançar a copa das árvores, que era a melhor opção.
Assim vai acontecer com os ursos polares, espero eu. Como as geleiras estão derretendo e eles estão correndo risco de extinção, é provável que eles procurem alguma forma de sobreviver, migrando pra outras partes ainda geladas do planeta.
Mas não seria melhor nós, humanos, fazermos algo pra ajudá-los?

Falando assim, eu pareço uma ativista do GreenPeace, ou uma hippie? Então deixa eu confessar meu dia-a-dia pra vocês poderem me chamar de hipócrita: durante o verão, durmo todas as noites com o ar-condicionado ligado; meus banhos duram 20 minutos; meu curso exige um gasto enorme de materiais, e o mais comum deles é papel, muito papel!
Por isso que tive calafrios quando vi o vídeo. Eu faço parte dessa população que ajuda a destruir o planeta. Mas eu também faço parte do grupo que quer mudar isso! Sim, eu quero mudar a situação!
E não, não é porque sou adolescente, estou naquela fase de "vou mudar o mundo"... é porque nós todos precisamos disso, porque não estamos destruindo o planeta, e sim a nós mesmos!

Aí você pode ler isso e pensar "mas por que eu vou fazer alguma coisa se o resto das pessoas continua destruindo do mesmo jeito?". Mas então você já está cometendo um grande erro! Se todos nós pensarmos assim, nada vai mudar né? Agora, e se cada um pensar o contrário disso? E se todo mundo resolver pensar "Bom, eu vou fazer pelo menos a minha parte. Vai que isso ajude né"? Acho que poderia acontecer uma mudança real.

Então, eu não vou mandar você mudar sua rotina de nenhuma maneira; não vou dar sugestões pra você diminuir o gasto de energia, água, materiais. Acho que já fomos soterrados por informações desse tipo e sabemos o que pode ser feito (ou evitado). E principalmente, não vou mandar ninguém fazer nada porque tenho certeza que a grande maioria das pessoas não gosta de fazer algo que é mandado (eu mesma sou assim! Não arrumo meu quarto, lavo o banheiro e desço com a minha cachorra quando minha mãe manda; só faço essas coisas quando eu sinto a necessidade, ou quando me sinto culpada por algo...)

Só peço uma coisa: já que você já perdeu tempo lendo tudo isso, assista o vídeo. Se sentir calafrios como eu, ótimo! Talvez você se motive a buscar uma mudança. Se sentir culpa, idem. Se não sentir nada... cuidado, porque quando você sentir, pode ser tarde demais!


Um comentário:

  1. Caraca, eu senti um troço na minha garganta quando caiu a ficha e vi porque a casa do cara estava diminuindo...

    Eu sempre procurei fazer a minha parte - eu não demoro no banho, levo os papéis pra reciclar na faculdade e compro em brechós (porque isso é evitar desperdício!!!). Mas sempre fica aquela sensação de "eu podia estar fazendo mais". O negócio é que eu nunca sei o que poderia estar fazendo!!

    Beeeijos

    ResponderExcluir