sábado, 19 de março de 2011

It's the end of the world as we know it

Você tem ideia de em quantos filmes o tema "fim do mundo"é abordado? E "dominar o mundo"? (ah, "O Pink e o Cérebro"passaram pela sua cabeça talvez...)
Mas já parou pra pensar como seria dominar o mundo e quem sabe, destruí-lo?

Primeiro você deve achar o máximo a sensação de poder que deve ser "mandar" no mundo, ser dono do mundo, ser temido e respeitado por todos. (Hum, será que temer pode ser a mesma coisa que respeitar? Bom, falo sobre isso em outro momento, outro post até)

Nas últimas férias assisti MegaMente com meus primos pequenos (confesso que gosto de animações e usei as crianças como desculpa pra ver uma no cinema. hehe). Não vou contar o filme todo, mas, resumidamente, tem uma hora que o supervilão (que dá nome ao filme) consegue derrotar o único herói contra o qual lutava a vida toda. Assim ele consegue dominar a cidade em que vivia, amedrontar todos os moradores e se tornar praticamente o rei da cidade. No início ele faz de tudo, destrói o que consegue, arranja uma estátua enorme dele mesmo pra colocar na praça principal... Passado um tempo, o tédio reina! Tudo está exatamente como ele sempre havia planejado... mas falta alguma coisa, falta emoção, adrenalina. Tinha "perfeição"demais. Concordamos que a cidade estava deserta e praticamente morta, parecendo filme de velho oeste, que só se vê o rolo de poeira e feno passando na tela, sem uma única pessoa na rua. Mas nosso protagonista fez tudo que o agradava, tudo com que ele sempre sonhou desde criança!
Agora pausa pra reflexão (com pose de reflexão, claro: boca meio de lado, um olho mais fechado - ou menos aberto -  que o outro, sobrancelhas franzidas, e pra completar, pode-se até imaginar uma barba falsa enorme e enrolá-la!): depois de se fazer tudo o que sempre quis, você pode achar que vai ficar plenamente satisfeito, certo? Mas nunca parastes pra pensar que vai ser um tédio mortal, criatura? Pense bem! Se você domina o mundo, todos te deixam fazer o que você bem entende e estão lá a seu serviço, em um mês é possível realizar todos os seus sonhos! E aí? E o resto da vida, você faz o que?! Isso deixa qualquer um desnorteado!

É estranho pensar assim mas quando tudo está dando certo num dia, ele fica meio "chatinho"; você tem que perder um ônibus, levar um tropeço e catar um cavaco bonito na rua pra ter emoção, sentir um pouquinho de vergonha e poder dizer que aquele dia teve "algo". "Mas como assim?, que garota masoquista, gosta de inventar sofrimento!" Não, não é isso! E eu nem acredito que algumas pessoas possam gostar de sofrer.
Mas acredito que algo tem que acontecer na nossa vida diariamente, pode ser bom, estranho ou ruim, desde que seja diferente e quebre a rotina.
Ok, nem todo dia é igual; um dia você pode achar super produtivo ter ido pra faculdade e no outro pode ter sido uma péssima ideia. Neste dia que foi ótimo, pegar um ônibus lotado pode ser bom pra equilibrar; e no dia terrível, você pode encontrar alguém legal no caminho ou conseguir chegar em casa mais cedo. Entende? Porque se tudo correr exatamente como planejado, perde a graça rapidamente, perde o valor do inusitado.
Não sou fã de surpresas, nem sempre elas me agradam; mas não é legal receber email/mensagem/ligação de alguém que você sente a falta?

Enfim, voltando a ideia de dominar o mundo, muitas vezes vemos isso associado à destruição do mundo. Por que os vilões sempre têm esse desejo? Será que eles lembram que se destruirem o mundo, não terão mais com o que "brincar"(lê-se: vidas a apavorar, caos a criar, catástrofes a causar...)? E por que DESTRUIR? Não podem simplesmente fazer uma loucura aqui e ali e deixar o povo em paz por um tempo? Têm que acabar com tudo assim que tomam o poder?
Falando de outro filme agora, vi Caça às Bruxas há um tempinho... a ideia principal da "bruxa"era destruir o mundo. Até agora não sei o porquê disso! Entendo que ela poderia querer amedrontar as pessoas pra conseguir respeito por ser "diferente"(= bruxa e não simplesmente humana), mas se destrói todo mundo, quem vai restar pra ela ver se a tática deu certo?
Tudo bem, a bruxa do filme em si não era uma bruuuxa, e sim o demônio no corpo de uma jovem inocente (oh, que inédito!), mas ainda assim, destruir o mundo?  Será pra provar a Deus que ele também é poderoso? (esta sou eu elaborando teorias!)

Não sei, mas a ideia de destruir o mundo é quase igual a ideia de dominá-lo. Depois de um tempo, você não tem mais o que fazer; seja por já ter feito tudo e não haver mais emoção em nada, ou por não sobrar mais ninguém nem pra compartilhar essa experiência. E aí?

Bom, hoje, fora das telas, temos seres que dominam o mundo, mas estes não estão sozinhos (insisto em acreditar nisso! Me deixe ser feliz com ingenuidade). Há grupos por trás dessas pessoas, e eles trabalham lado a lado pra que todos possam ser agradados. Claro que nem sempre funciona; muitas vezes há desonestidade, mas, na teoria, a democracia é isso: um está no poder mas ele ouve a opinião de todo mundo. Então todo dia tem alguma coisa diferente! Esse cara poderoso pode ter uma proposta de algo negada, ou pode perder o helicóptero (a diferença entre os do poder e os meros mortais é que eles não tem ônibus a perder); ou num dia terrível, ele pode chegar em casa e ter um jantar maravilhoso com a família, algo que o faça sentir humano depois de horas de trabalho duro pra conseguir algum resultado. E  portanto, ele não precisa destruir o mundo pra conseguir algum "divertimento".


E aqueles que tem por objetivo destruir o mundo, só um recado: todas as gerações que já passaram por esse planeta colaboraram com isso, então você não está sendo original!!! u.u  Esses poderiam inventar algo novo, como consertar o mundo com a mesma eficiência e rapidez que planejam acabar com ele! Essa vai ser inédita e com certeza uma tentativa memorável.

2 comentários:

  1. hahahahaha ADOREI o texto!

    Eu confesso que nunca entendi direito a ideia de dominar o mundo. Ou melhor: pra quê dominar o mundo? Poder? Puts, deve ser um saco dominar o mundo! Me diz, o que o Pinky e o Cérebro fariam se dominassem o mundo? P**** NENHUMA!!!

    E super concordo com isso de ter que haver alguma coisa pro dia ficar mais emocionante. Eu detesto engarrafamento, mas pegar ônibus lotado? Se eu não pegasse o expresso do Tião, lotado como ele só, não chegaria tão feliz na faculdade. É aquela coisa do efeito borboleta também, né?

    "E aqueles que tem por objetivo destruir o mundo, só um recado: todas as gerações que já passaram por esse planeta colaboraram com isso, então você não está sendo original!!! u.u" G-E-N-I-A-L!!!

    Beeijos

    www.pessoaesdruxula.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto!! Perfeito!!

    Estou com blog novo:
    http://cherryandbubbles.blogspot.com/
    (O antigo -A Little Freak- foi desativado)

    Venha conhecer e seguir se quiser!

    Bejins;
    Freak Girl

    ResponderExcluir