domingo, 30 de janeiro de 2011

A beleza: real ou fabricada

Olá people! Primeiramente, desculpem pela ausência e pelo último texto enrolado e enorme... hehe
Enquanto estive sem postar, fiz algumas alterações na cara do blog pelo menos, então totalmente inativa eu não estava! =]

Há uns dias assisti parte do programa da Oprah (não ria! Tem bastante coisa interessante) e a convidada foi a atriz Teri Hatcher. A apresentadora estava comentando sobre umas fotos que a atriz tirou em casa, sem maquiagem e fazendo caras e bocas, que mostravam que não havia sinais de botox, ou qualquer outro preenchimento. Não vi o programa todo, mas só a parte assistida já deu pra ter um insight.

O que ela realmente queria mostrar? Se olharmos as fotos amadoras e as tiradas para promo do programa (Desperate Housewives), qual é a real beleza? Em qual delas há a verdade?

O objetivo das imagens foi confrontar toda essa nossa cultura antienvelhecimento (palavra usada no programa até!).
Por mais que isso seja pura ação da natureza, o ser humano não se conforma com a idade e vive querendo aparentar ter menos, lutando contra o tempo. Será que assim, não acaba lutando contra a própria história?
Bom, muitos podem dizer que não sei o que estou falando, já que tenho só 18 anos, estou "no auge da vida"... mas sinceramente, é bom eu já pensar nisso. Gosto de me "iludir" com a ideia de que nunca vou enfiar uma agulha no meu rosto ou um tubo sugador na barriga por pura vaidade.

Uma coisa é você valorizar o que tem, outra é se modificar, virar outra pessoa.

Mas não estou falando que você deve andar por aí com raiva de tudo só por não se sentir satisfeito consigo mesmo. O importante é ser feliz, seja com o que tem ou com o que tira né. Mas não é legal você se "agredir" tanto assim, com tantos procedimentos cirúrgicos e intervenções médicas.

Devo confessar que adoro me maquiar. Não sei se fico tão bem assim de maquiagem, mas com certeza é algo que me faz bem, me deixa feliz, a arrumação toda antes de algum evento. Não me maquio para os outros, e sim para mim mesma! Porque me divirto, me sinto mais mulher, mais poderosa, sei lá, simplesmente gosto.
Então é legal você fazer algo para sua auto-estima.
Posso criticar piamente quem se desconstrói e constrói de novo só para parecer ter tantos anos a menos, mas defendo a seguinte teoria: desde que a pessoa faça isso por si própria e não para outro qualquer, é algo "aceitável".


Voltando à questão da maquiagem, uma coisa que achei interessante nesse assunto é a diferença de opiniões dentro de uma cabeça só (pelo menos na minha); apesar de tamanho gosto pelos pós e pincéis faciais, acredito também que todo esse processo antiquíssimo de pintar a cara seja algo não muito real. Já que, no básico ato de colocar o pincel sobre o rosto, estamos criando um personagem. Sim, um ser que veste aquela máscara! Acho que é daí que vem a sensação de poder ao estarmos arduamente trabalhadas. Não somos realmente quem somos, e sim aquela criatura que literalmente pintamos, criamos por assim dizer.


Mas então, voltando à outra questão, agora a da auto-estima, percebemos que muitas pessoas bonitas, ou talvez desejadas, não são assim as mais...belas. Mas estas acreditam no potencial que têm, vêem o que há por dentro e conseguem colocar do lado de fora. 
O que te torna mais interessante não é a quantidade de base que seu rosto aguenta numa noite, ou o número de lipoaspirações que você já fez pelo corpo, e sim a capacidade de aceitar bem as imperfeições e encontrar os pontos positivos. Num mundo onde tudo é possível e permitido (não sei se isso é bom ou ruim, mas já é outro tópico), as pessoas encontram tremenda dificuldade em serem simplesmente elas mesmas; então não valorizam o que são e se transformam naquilo que imaginam ser o que os outros querem. (confuso né? Lê com calma, que dá pra entender sim!)
Resumindo: tentam virar as modelos que aparecem em comerciais, revistas e passarelas. (momento musical: não sou fã de MPB, nem conheço direito o Zeca Baleiro, mas tem essa música que eu consigo gostar de graça, só por essa frase: "Mais sem graça / Que a top-model magrela / Na passarela" - letra toda aqui.)
Aí então já entra oooutra questão: a mídia! Por que será que ela faz isso? Por que faz com que nós, mulheres pelo menos, soframos tanto por causa do bendito padrão de beleza? Quem estabeleceu essa loucura de ter 1,70m pesando menos de 50kg?! Sei que na época de Marilyn Monroe eu seria mais confortável com meu corpo, e na era Renascentista, me sentiria mal por ser até "esmirradinha". Cada época tem seu padrão e isso mexe muito com as cabeças, de todo mundo.


Receita pra auto-estima e confiança? Não creio que exista, mas é bom demais ser feliz com o que se é de verdade! Se aceitar é tudo. Agora quer uma dica? Libere endorfinas! Qualquer atividade física traz essa reação química ao seu corpo e te deixa feliz. ;D
Nossa, eu, justo aquela que odeia tanto exercícios e malhação falando pra alguém se exercitar? Mas cara, qualquer atividade, digo, qualquer atividade mesmo, que faça você se mexer bem, te faz bem, te traz um bem interior tão incrível que se reflete do lado de fora e você se sente mais... linda.


Enfim, antes que o texto fique (mais) enrolado e longo, vou encerrar por aqui.
Pensem, ok! Sintam-se belas e façam-se belas!

3 comentários:

  1. Há um bom tempo eu nao tinha noticias suas
    Vc sumiu ahhahah
    Anyway,resolvi da uma espiadinha (falei como se fosse o Pedro Bial apresentando o BBB,rs ) no seu blog ,que considero algo extraordinario.Sem exageros,voce escreve muitissimo bem.O jeito com que vc rege as palavras é muito impressionante. Voce consegue atrair e prender a atençao. MEus parabens.Beijao ,fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. WOOOW, não fui a 1a a comentar!! Bizarro rsrsrsrs

    Sei lá, acho que as pessoas tem medo de envelhecer porque, qnd vc tá velho, parece que a morte pode chegar a qualquer minuto. Então é compreensível as pessoas quererem adiar a velhice, parece que assim elas estarão adiando a morte. A questão é que botox e Renew (creme antirrugas da Avon) não adiam morte coisíssima nenhuma! UAHUAHSUAHSUAHS Sei lá, vou usar uns cremes antirrugas, mas com certeza serei uma vovó de cabelo branco, acho fofo demaaais!

    Ahn, eu também adoro me maquiar e me arrumar. Às vezes é mais divertido que a saída em si!! Mas não acho que fazemos isso pra virar outra pessoa. Sou adepta de corretivo, pó, blush, rímel, delineador, batom ou gloss, e, eventualmente, lápis preto (sombras só pra ocasiões muito especiais). Faço isso pra tentar dar umas disfarçadas em defeitinhos que só eu vejo hahahahaha.

    Essas coisas de pessoas não tão bonitas serem atraentes me intriga profundamente. Na moral, sou muito mais bonita que muita piriguetezinha aí e os olhares dificilmente se voltam pra mim. Mas, mais que auto-estima, acho que tem muito a ver com a roupa que vc tá usando hahahahaha. E esse padrão de ter 1,70 e ter menos de 50 kg... Vc sabe que eu me encaixo nesse padrão, mas tem taaaaantos outros que eu não me encaixo... Porque uma parte da mídia diz que temos q ser magrelas, a outra que temos que ter bundão e peitão. A saída seria ser magrela com bundão e peitão. Mas isso é desproporcional e deve dar a maior dor na coluna!!

    E não dá. Não consigo ficar feliz com exercícios =D (que meu pai não leia isso hahahaha)

    O texto foi meio confuso, mas deu pra entender! Acho que minha mente deve ser tão confusa qto a sua :P

    Xoxo

    (Ps: Ver aquela cereja solitária atrás do título do seu blog tá me dando aflição!! Por favor, dê um jeito no seu template. Se vc quiser, faço uma montagem no paint pra vc - me diverti fazendo isso!!)

    ResponderExcluir
  3. Wow, me surpreendi também por vc não ser a primeira a comentar!! haha

    Mas então, as pessoas acreditam estar chegando mais perto da morte conforme envelhecem, e tentam adiá-la com procedimentos diversos; mas vc já parou pra pensar no mundo que a gente vive?!?! Não tem como "adiar" a morte! Sair de casa já é uma risco (e ficar em casa também). Acho que o importante é aproveitar cada dia, não como se ele fosse o último, porque isso tornaria tudo um caos! (Imagina, milhões de estabelecimentos seriam roubados pra realização das vontades de muita gente; inúmeros destinos iam lotar até transbordarem de gente; atos totalmente impensados seriam executados, já que não haveria consequências...)

    Mas enfim, sabe a famosa frase "curta a vida, porque a vida é curta"? Então... é curta mesmo, mas (dependendo da sua fé) tem outras... e TEM sempre consequências pra TUDO (agora, independente de fé). Você não pode plantar amora e colher framboesa, mesmo q elas sejam parecidas. - como uma amiga da minha mãe sempre fala "só na 'Refazenda' do Gilberto Gil...

    Aaanyway, quanto à maquiagem, disfarçamos os defeitos que só NÓS vemos mesmo... e vai ser sempre assim! haha E o lance de criar um personagem, acho q existe sim; vc pode achar que não cria, que faz isso só pra se achar melhor, não enxergar os defeitinhos mínimos... mas ao tampar as imperfeições, já está criando alguém novo; alguém mais confiante, que acha que ninguém vai ver o que vc escondeu debaixo da base, do corretivo, do blush... entende?


    Outra coisa: não consigo acreditar que você está criticando meu pobre template!!! Sabe o trabalho que me deu colocar aquela cerejinha solitária ali, exatamente ali (porque não consigo colocar em outro lugar... mentira, até consigo, mas fica sempre do meio pra esquerda¬¬ )?
    E eu gosto da cara do blog ASSIM! haha Deu trabalho mas eu me diverti enquanto fazia. E esse lance de fazer montagem acaba ficando confuso... Já basta os textos serem confusos! haha

    Já ia esquecendo da parte dos exercícios... cara, vc tem q encontrar algo que agrade! Fazer alguma coisa forçada só por fazer, porque TEM q se exercitar é um saco, vc já vai com raiva pro local!
    Agora, eu corro prum lado e pro outro q nem uma galinha naquela quadra de tênis, debaixo de sol, com maior prazer, porque é divertido, é legal, me agrada pra caramba. Se for pra correr na esteira eu já amarro a cara.
    Enfim, de umas 3 semanas pra cá, eu nunca me exercitei tanto... U know what I mean... hahaha

    XOXO

    ResponderExcluir